Política habitacional impulsionada pela Malungu assegura mais de 100 cheques-moradia a quilombolas no último mês
“A minha família foi agraciada pelo cheque Sua Casa, e nós estamos muito gratos à minha associação de base e à Malungu, que são nossos principais representantes. Que a gente possa continuar nessa luta. É uma vitória conquistada e esperamos por muitas outras que virão”, disse, emocionada.
Além do território da Arquia, também foram contemplados os quilombos Ramal do Bacuri, Laranjituba e África, Caeté e, por último, Boa Vista, em Oriximiná.
O Advogado quilombola Márcio Nascimento, que integrou a assessoria jurídica da Malungu e atualmente ocupa o cargo de secretário adjunto da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos do Pará (Seirdh), parceira da Malungu nas articulações com o governo, destacou os avanços recentes.
“São muitas pautas apresentadas pelo movimento quilombola como, educação, cultura, esporte e lazer, saúde… E estamos conquistando grandes avanços para a efetivação dessas políticas. Estamos na expectativa, inclusive, da aprovação na Assembleia Legislativa do projeto de lei com cotas para quilombolas nos concursos públicos do estado, um grande ganho. A gente está avançando dentro dessas perspectivas”, afirmou.
Para o ano de 2026, o programa prevê a entrega de 440 novos cheques. A previsão inicial era de 300 benefícios para 2025, mais 50 destinados ao município de Abaetetuba ainda em 2024, totalizando 350. Contudo, como apenas 110 foram entregues, os demais serão somados à meta geral do próximo período.
Texto: Mayara Abreu
Fotos: Comunicação Malungu.